terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Retrospectiva Americana 2009 - Parte IV: Campeonato Pernambucano Série A2

Campeonato Pernambucano Série A2
O ano está quase no fim e o Blog do Mequinha segue na sua série de posts mostrando o que aconteceu com o América no ano de 2008. Neste post, iremos analisar o que foi a maior decepção do América: a fraca campanha na Série A2 do Campeonato Pernambucano.
Todo ano, há uma expectativa na Série A2 do Pernambucano em relação ao América, tanto de seus torcedores, quanto da imprensa esportiva, torcendo para o retorno do Campeão do Centenário a elite do futebol pernambucano. Em 2008 o clube quase chegou lá, perdendo a vaga para a Cabense no Cabo de Santo Agostinho na semifinal. Apesar da perda do acesso, ficou a esperança que em 2009 viria o tão sonhado acesso, mas o tivemos que nos contentar com um futebol burocrático, conseguindo apenas três vitórias, sendo duas em W.O., em conseqüência da eliminação do Surubim da competição. Em 13 anos de Série A2, esta foi a primeira vez que o alviverde não se classificou para a segunda fase do campeonato.
Formação da partida América 2 x 4 Vera Cruz , realizada no Jacosão. Ultima partida do América no Campeonato.
Atlético-PE 3 x 0 América O Campeão do Centenário estreou contra o Atletico-PE, no Estádio Carneirão, em Vitória de Santo Antão, devido ao Estádio Municipal de Água Preta ainda não havia condições de mandar seus jogos. O time de Água Preta venceu através das falhas defensivas, o time alviverde ainda teve duas expulsões de jogadores de criação (Léo Batista e Mozinho), desestruturando todo o esquema tático. America x Centro Limoeirense A partida fora adiada diversas vezes, devido às fortes chuvas ocasionadas no município de Vicência, deixando o campo sem condições para a partida. O jogo foi transferido para o dia 03/06. América 1 x 1 Ferroviário Cabo Praticamente não houve futebol, devido ao gramado ainda continuar em péssimas condições pra a realização da partida, mesmo assim, a FPF autorizou a realização. O resultado foi um jogo sem vencedores. Os gols foram de Alemão aos 18 minutos do primeiro tempo para a equipe do Cabo, aos 31’’, através de uma sobra da defesa do Ferrim, Thiago Mexirica empatou a partida. Vera Cruz 1 x 0 América O América bem que tentou, poderia ter saído com a vitória na casa do Galo Tricolor, onde o clube teve várias oportunidades de abrir o placar na até então desorientada defesa do time vitoriense, mas os atacantes americanos não soube convertê-las em gols. Aos 12 minutos do primeiro tempo, o artilheiro do campeonato Patrick abriu o placar para o time de Vitória, mantendo o placar até o final da partida. América 1 x 3 Centro Limoeirense Dentro de Vicência, o América perdeu para o Centro Limoeirense. A partida era válida ainda da segunda rodada, cancelada devido às fortes chuvas ocasionadas no município de Vicência. Com a derrota, o América começava a se complicar no campeonato, devido a vitória do Ferroviário do Cabo contra o Atlético-PE por 2 x 0, jogando o periquito para a lanterna do grupo B.
America 0 x 1 Atlético-PE Com um gol nos vinte minutos iniciais, através de uma de marcação no meio de campo, finalizada por Xará. Neste jogo, o América ainda teve o atacante Robson expulso, através de uma falta sem necessidade. A partida também teve a estréia do experiente atacante Petróleo, que atuou nos principais times do país, mesmo com ele, a vitória não veio. A eliminação do América não foi decretada nesta partida devido ao jogo do Ferroviário do Cabo contra o Centro Limoeirense ter sido cancelada, devido às forte chuva no Cabo de Santo Agostinho. Centro Limoeirense 1 x 1 América Muitos davam o América como derrotado, devido a boa campanha que o Dragão de Limoeiro estava realizando na primeira fase da Série A2 e brigando pela liderança do grupo, mas o América conseguiu um bom empate. O empate veio com o meia Givaldo e poderia ter saído com a vitória aos 41 minutos do primeiro tempo, caso Thiago acertasse a bela cabeçada que disparou no travessão. A situação do América não estava boa: tinha que vencer o Ferroviário do Cabo e tirar a invencibilidade do Vera Cruz, até o momento imbatível no campeonato. Ainda tínhamos que torcer por uma combinação de resultados: torcer para o Ferroviário do Cabo perder sua última partida contra o Atlético Pernambucano, em Água Preta. Ferroviário Cabo 0 x 1 América O time nesta partida havia mudado sua postura, com rapidez, ofensividade ecom muito o meio campo mais organizado. O gramado do Gileno de Carli ainda estava em péssimas condições devido às chuvas ocorridas no Cabo, o que deixou a partida inicialmente sem emoção. O gol veio com uma bomba de Thiago fora da área, nos 13” iniciais. A partida teve Rosinaldo, do América expulso logo aos 21”, devido ao carrinho violento, mesmo assim, o Ferrim não esboçou nenhuma reação. Mesmo com a vitória, o América ainda dependia dos demais resultados para se garantir na segunda fase do PE A2: torcer para uma derrota do Ferroviário contra o Centro Limoeirense e vencer o Vera Cruz em Vicência. América 2 x 4 Vera Cruz A sorte fechou as portas para o América, dando inicio com a vitória do Ferroviário por 2 x 0, contra o Centro Limoeirense. A partir daí, o Periquito tinha a obrigação de vencer o Vera Cruz e torcer por um tropeço do Ferroviário na última rodada contra o Atlético-PE, mas não foi bem assim. O America iniciou a partida vencendo com gol de Léo Batista aos 8”, mais o time caiu de produção, virando a partida em 4 x 1. Nos minutos finais, Thiago ainda converteu um pênalti sofrido em Leo Batista, mais já era tarde demais, com esta derrota, o América selou sua desclassificação.

0 comentários:

Postar um comentário