segunda-feira, 31 de maio de 2010

Como antigamente, torcida fez festa

Bolas, cartazes, buzinas e muito saudosismo marcaram as arquibancadas do Estádio Ademir Cunha, em Paulista, que recebeu um público pequeno, mas apaixonado, para o jogo entre América x 1º de Maio. Lembrando os tempos áureos no futebol pernambucano, os torcedores da velha guarda do América, que quase foi o primeiro pentacampeão do Estado, fizeram questão de caprichar no apoio ao time.

No meio da torcida, dois irmãos saudosistas se destacavam pela euforia. Trata-se do presidente do clube, João Antônio Moreira, e do diretor financeiro José Amaro Moreira, orgulhosos por manterem uma tradição antiga na família. "Sou América desde que nasci. Sinto muito orgulho por minha família também ser", contou José Amaro, com o brilho nos olhos ao falar das netas, literalmente, americanas. 

"Minhas netas moram em Londres, mas torcem para o América. Têm até a camisa do clube", revelou, sem esconder a felicidade. Mas se engana quem pensa que a torcida alviverde é composta apenas por admiradores do passado. 

A nova safra de "mequinhas", com presença até da torcida organizada, levou bandeirão para o campo e fez barulho para atrapalhar os adversários, sempre cantando amor ao clube, que agora tem sede própria em Paulista (antigamente, o clube era situado na Estrada do Arraial, no Recife). A dedicação é tanta que um grupo de jovens criou um blog para divulgar notícias sobre o clube do coração. "Comecei a torcer porque moro próximo à sede. O interesse cresceu e criei o blog para aumentar a visibilidade do time", explicou o estudante Alan Lemos. 

E a página na internet rendeu o efeito esperado, tanto que, através de um intercâmbio entre amantes de futebol, o paraibano Laércio Ismar veio para o Recife apenas para prestigiar a partida do time alviverde. "Gosto muito de futebol e da história de times grandes que perderam a expressão. Admiro o América e vim para torcer mesmo", contou o radialista, responsável por organizar bolas e cartazes para animar a torcida local, que fez ecoar os gritos de "Ah, eu sou América" nas redondezas do estádio.


Publicado na Folha de Pernambuco, dia 31/05 por Irce Falcão
-***-
Vote do Blog do Mequinha no Top Blog 2010. Clique aqui. Siga o Blog do Mequinha no Twitter. Clique aqui.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog. Favor informar a tabela do Pernambucanos A2 para que possamos acompanhar o Glorioso Mequinha.

    No aguardo.

    Heron Fulco

    ResponderExcluir
  2. Heron, você pode baixar a tabela em Excel no Blog dos Numeros, de Adethson Leite http://bit.ly/aph3Ab , a senha é BLOG ou então no site da Federacao http://bit.ly/cYZgZy .

    Aqui no Blog do Mequinha, focamos a campanha do América, contudo, em todas rodadas iremos dar o resumo dos demais jogos e a classificação geral após a rodada. Obrigado pela visita! =)

    ResponderExcluir
  3. Tenho Certeza que no proximo jogo do America vamos ter um belissimo visual no Estadio Ademir Cunha, Jogos do America no dimingo de tarde é sem via de duvida uma MARAVILHA, que lindo ver familias reunidas ,até a pequena torcida organizada sem gritos de molecagem , dando um brilho a mais nas tardes de domingo em pleno jogo do Glorioso America. Espero que com apoio da diretoria e da Policia Militar , que nos da muita segunça , não venhão pessoas de má indole pertubar essa MARAVILHA de expetaculo e lazer.Valeu America MARAVILHOSO , saudade nenhuma de jogos da serie A1.

    ResponderExcluir