quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Números do clássico Periquito x Patativa desse confronto começou em 1937



O elenco do América, após treinar na tarde de ontem, seguiram para a concentração os atletas foram relacionados para o confronto de hoje com o Central, às 20h, no Estádio Gileno de Carli, no Cabo de Santo Agostinho, válido pela quarta rodada do Campeonato Pernambucano.

A história do confronto entre Periquito e a Patativa do Agreste é antiga e tradicionalíssima. Segundo números do site RSSSF, compilados pelo historiador Carlos Celso Cordeiro e Luciano Guedes Cordeiro, a estatística dos confrontos entre América e Central é esta, sendo contabilizados no Campeonato Pernambucano (com exceção dos anos de 91 a 93, que não estão informados no RSSSF) e no Torneio Incentivo, de 1975. 

Torneio Início e amistosos não foram computados:

TOTAL DE JOGOS: 106
VITÓRIAS DO AMÉRICA: 30
VITÓRIAS DO CENTRAL: 48
EMPATES: 28
GOLS MARCADOS PELO AMÉRICA: 105 GOLS 
MARCADOS PELO CENTRAL: 153
TOTAL DE GOLS: 261

A primeira partida foi disputada no dia 02 de junho de 1937, em Caruaru, com triunfo do Central por 2x1. O último jogo entre os tradicionais clubes foi válido pelo Campeonato Pernambucano de 1995, no estádio dos Aflitos, no dia 26 de junho. Nesta partida, o América venceu o time de Caruaru por 2x0, com gols de Isaac e Everaldo. Curiosamente, a partida que teve Hidelbrando Ferreira como árbitro e auxiliado por Patrício Souza e Robervan Bernardes foi quase que secreta, sendo acompanhada apenas por oito torcedores, garantindo uma renda de R$ 24,00.

No dia 28 de agosto de 1995, um domingo, o Central aplicou a maior goleada da história desse embate: 6x1, em partida válida pelo Campeonato Pernambucano. No Pedro Victor, a Patativa se aproveitou da crise que estava o América estava vivenciando e aplicou uma goleada no time esmeraldino. Os gols da patativa foram marcados por Everaldo (2), Marcos, Damon, Jaílson e Reginaldo, enquanto que Everaldo marcou o gol de honra esmeraldino. A partida foi arbitrada por Erick Bandeira e auxiliada por Hideraldo Ferreira e Ricardo Tavares. Com 421 pessoas, a renda somou R$ 1263,00.

Ano passado, América e Central se reencontraram através de um jogo-treino no CT do Gavião, em Caruaru, o resultado deste encontro pode ser visto, clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário