terça-feira, 10 de maio de 2011

Quem é a bola da vez?

Se existe algo que decepcionou o torcedor esmeraldino nessa temporada foi a falta de camisas oficiais à venda no mercado. Até agora por três temporadas a Rota do Mar (RTdM) foi responsável pela confecção do uniforme americano, mas por problemas já citados no texto "O que se passa, Rota do Mar?" talvez a empresa do agreste pernambucano não continue fornecendo o material esportivo em 2012. Após a nossa crítica publicada neste espaço, tentamos em diversas oportunidades entrar em contato com a RTdM, não só para explicitar a insatisfação daqueles que desejam adquirir um dos uniformes do América, mas também para dar o direito de resposta a fornecedora de material esportivo, mas infelizmente não conseguimos retorno algum, mesmo deixando nosso contato a disposição para maiores esclarecimentos. Após a insatisfação apresentada pelos torcedores no Blog do Mequinha e nas redes sociais, foram levantados alguns nomes de fornecedores de materiais esportivos, entre elas as paulistas Finta e Kanxa, e as pernambucanas Orangotango e Tronadon e após todos estes comentários realizamos uma enquete com alguns destes nomes levantados. Com duração de uma semana, 101 internautas opinaram qual empresa gostariam de ver fornecendo material esportivo para o América, caso a RTdM venha a ser substituída. E com 48% dos votos a Finta caiu no gosto do torcedor. Apesar dela ser uma empresa Paulista, a Finta foi a que mais vestiu times locais a exemplo recente do Salgueiro durante a temporada de 2010, e em outras oportunidades Sport, Náutico, Unibol e Porto, além do Santa Cruz com quem ficou de 1998 até 2008 participando durante esse período de importantes conquistas como título do campeonato pernambucano e o retorno à 1ª divisão, ambos em 2005, fora ter vestido grandes clubes como Botafogo, Corinthians, Cruzeiro e Vasco da Gama somando num total três conquistas de Campeonatos Brasileiros da Série A e 42 títulos de campeonatos estaduais através de equipes patrocinadas por ela. Por outro lado quem também se destacou é a empresa recifense Tronadon conquistando 24% dos votos e possui em seu histórico a confecção de uniformes para o Confiança-SE, Nacional de Patos-PB, Petrolina, Salgueiro, Serrano e atualmente veste as equipes do ASA de Arapiraca e CRB, ambos do estado de Alagoas, e Central e Olinda, oriundos de Pernambuco, sempre recebendo boas críticas por parte dos consumidores enquanto a qualidade do produto. Agora resta aguardar a definição da diretoria esmeraldina ao longo do tempo para saber se a RTdM ainda continuará ou se uma nova fabricante irar substituir a atual para ao menos corrigir a escassez de produtos oficiais no comércio. Para os que desconhecem, a camisa do América que ilustra foi da primeira passagem da Finta, na temporada de 2004, quando o Campeão do Centenário completava seus 90 anos de história.

15 comentários:

  1. Oi Pessoal!!!
    acho que não deveríamos deixar a história da camisa passar. eu enviei alguns e-mail a rtdm, sem respostas.
    Sei que pode ser complicado mas o blog do mequinha deve pedir a diretoria que ela interceda ouu se mexa,precisamos manter a " marca" América na vista dos patrocinadores.
    toda semana ligo p Sandro e ele diz que existe procura e falta camisa.....

    ResponderExcluir
  2. Será que o contrato entre o América e a rtdm ainda esta valendo? a diretoria devia vender, na sede, uma camisa similar a utilizada este ano.

    ResponderExcluir
  3. Oxe!

    Se for similar então eu já tenho! kkkk... comprei a minha em frente ao Arrudão, mas também já vi a venda pertinho da pracinha do Diário!!

    Acho é que o Mequinha tem que deixa a Rota do Mar, veja o Central que com a tronadon tem uma lojinha no shoping difusora, assim como aquelas do Sport no shopings de recife e olinda!

    Eu quero a camisa verde diretoria!!!!

    ResponderExcluir
  4. PASMEM,A MINHA FOI ADQUIRIDA EM FRENTE AO ESTÁDIO LUÍS LACERDA ANTES DO JOGO PORTO 0X1 MEQUINHA´...É AQUELA COM LISTRAS VERTICAIS VERDES.
    DE MARCÃO

    ResponderExcluir
  5. Oi Pessoal!! falei em vender uma similar ppor que acho que O América está deixando de aproveitar este momento, seria um dinheiro que iria ajudar na manutenção da sede ou similar.
    Infelizmente o futebol só vai recomeçar no final deste ano.....
    a camisa que tenho do América é uma retrô que nem sei se o clube ganha com isso....

    ResponderExcluir
  6. Rapaz!

    Retrô ou similar (pra nao dizer pirata) o clube nao recebe nenhum centavo, principalmente a maioria das camisas dos clubes daqui!!!

    Quem faz estas camisas retro é a PERETRO e na minha opniao o material deles é fraco. Comprei uma e me arrependi no shoping guararapes na pfxc e me arrependi!

    ResponderExcluir
  7. realmente, também tenho uma.
    Obrigado Thiaguinho por contribuir com esta discussão.
    Eu levantei este ponto porque fui diversas vezes a sede do America e vi ou melhor não vi.
    O America inaugurou uma lojinha que não tem nada!!!
    de acordo com Sandro e Sr. Teófilo existe uma procura muito grande por produtos do mequinha, só que eles acabaram e não foram mais repostos.
    a procura por camisa e muito grande, e as pessoas que trabalham na sede não receberam o salário ainda. como o clube pode sobreviver assim?
    Peço a todos que participam do Blog que cobre da diretória a venda das camisas.
    este dinheiro ajudaria, sem dúvida nenhuma a manter a sede do VERDÃO,
    abraçoss

    ResponderExcluir
  8. Eu também comprei pirata, mas foi o geito!

    Cara isso é que dá empresa que tem outro foco de fabricação vestiário se aventurar com material esportivo! Pode ser visto isso com a Wilson, Lupo, Champs que apresentam o mesmo problema da Rota do Mar na venda e distribuição dos materiais esportivos dos clubes.

    Eu sendo o América pensaria uma vez e meia (duas é muito!!!) pra renovar com a Rota, pois isso é falta de compromiso com os torcedores e principalmente com os clubes, que assinaram um termo, contrato, ou seja la o que for.

    ResponderExcluir
  9. Tercio, esta rota do mar é muito vacilona e poderia ela mesmo estar vendendo produtos licenciados do Mequinha, até as retrôs mesmo!

    Na minha opiniao o Mequinha tem mercado em Pernambuco, principalmente caso se mantenha na primeira divisão e participe ao menos de dois brasileirões nos proximos treis anos, e a inda digo mais!!! Duvido que outro clube que a Rota do Mar tem todos atrativos... ou vai dizer que o clube das costureiras do Ypiranga la na terrinha deles tem um retorno como este? O America tem tradição e muito carisma das torçidas adversárias.

    ResponderExcluir
  10. Só uma pequena correçãozinha na matéria, que foi muito bem elaborada, o fornecedor de material esportivo do CRB, não é mais a Tronadon, atualmente é a champs.

    Abraços a todos.

    Henrique Silva
    editor do blog futebol-do-nordeste.blogspot.com o blog 100% futebol nordestino

    ResponderExcluir
  11. E porque não a Orangotago,a do Salgueiro por exemplo é belíssima e nunca falta,e mais essa camisa aí da Finta foi feita pela Orangotango,sendo colocada só a marca da empresa Paulista,o Compare Futebol Clube por exemplo é um clube amador e não falta camisa confeccionada pela empresa Caruaruense.

    ResponderExcluir
  12. Mas nessa camisa da Finta, O ESCUDO ESTÁ ERRADO! É o escudo do América de Natal, não o do Verdão!

    ResponderExcluir
  13. Eliezer,

    Este escudo foi utilizado apenas nesta camisa comemorativa aos 90 anos, tanto é que abaixo do escudo tem "RECIFE-PE", Já camisa verde possuia o escudo original do clube.

    ResponderExcluir
  14. a proposito estive nesta quinta feira na sede do America e visitei a lojinha,lá não tem nada a venda!!! lado positivo me informaram que existe uma grande procura por produtos do América!! lado negativo não houve uma preocupação em repor a mercadoria.
    pelo menos pode-se afirmar que o América tem mercado.
    Pessoal: tem um lado bem triste, conheci Sr. Teófilo, ele foi diretor nos tempos bons, prestando muito serviço ao mequinha, atualmente ele é responsável pela sede. está passando dificuldades e está disponibilizando algumas reliquias do futebol, como botons do América( anos 60), troféus, relógios comemorativos e outras coisas. ele tem uma camisa do América dos anos 70 que quer vender.
    quem tiver interesse procure-o na sede.
    o interessante era se a diretória compra-se para colocar no museu do América.

    ResponderExcluir
  15. Tem que ver algum jeito de resolver tal situação. Com ou sem RTM, a torcida do mequinha não pode ficar sem camisas.

    ResponderExcluir