segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

As chaves do cadeado

Carioca, David, Negretti, Igor Baiano e Léo Gama serão responsáveis pela zaga americana em 2012.


Depois do raio-x realizado pelo Blog do Mequinha, apresentando ao torcedor as muralhas alviverdes, agora iremos dissecar os cinco zagueiros que formarão a chave do cadeado esmeraldino. Para 2012, foi mantido a base titular do PE’2011 composta por Carioca, Negretti e David, o que garantirá entrosamento no setor defensivo, contando ainda com a força de Igor Baiano e a experiência de Léo Gama.

Carioca defende as cores alviverdes desde 2010, sendo ele, um dos responsáveis pelo acesso esmeraldino à primeira divisão. Nesta última edição do estadual, Carioca atuou em 18 partidas e foi autor do gol que culminou na permanência do América na Série A1 do futebol pernambucano, aos 47 minutos do segundo tempo no Chapadão do Araripe. Em sua curta trajetória profissional, soma-se em seu currículo a conquista do Troféu do Interior pelo Salgueiro em 2010 e o título da Série A2 neste ano pelo Serra Talhada. É um defensor que falha pouco e entra com muita vontade em todas suas partidas, passando muita confiança ao restante do time. 

David é o xerife alviverde desde as vacas magras, vestindo pela primeira vez a camisa esmeraldina em 2006 e, assim como Carioca, foi um dos heróis do acesso. No PE’2011, David participou de 18 partidas como titular e foi o autor do primeiro gol alviverde, após quinze anos longe da primeira divisão do Campeonato Pernambucano. No Troféu Lance Final, foi ao lado de Branquinho o craque do Mequinha segundo votação popular. Entre seus atributos, está a velocidade, ótima qualidade técnica e a lealdade no desarme, sem abusar do jogo violento. 

Outro que vai ser muito útil no elenco será o zagueiro Negretti. Será sua segunda temporada defendendo o uniforme americano. Em seu primeiro ano foi o atleta esmeraldino que atuou. Ao todo, foram 19 partidas. Ao lado de Carioca, foi campeão da Série A2 2011 pelo Serra Talhada. Destaca-se pelo vigor físico e pela sua eficácia no jogo aéreo. É o tipo de defensor necessário pra compor qualquer elenco que almeja ser competitivo. Igor Baiano é outro atleta que defenderá novamente o América. 

Diferentemente de Carioca, David e Negretti que iniciaram a temporada 2011 no América, Baiano chegou no final do estadual, sendo apenas relacionado em uma partida. Com o fim do PE’2011, foi para Brasília defender as cores do Guará. Seu atributo principal não é a velocidade, mas tem um ótimo "timming" de desarme, é um jogador sério e responsável dentro de campo que com certeza irá ajudar muito o América. 

Por fim, Léo Gama, que foi um dos responsáveis pelo acesso do Salgueiro à Série B do Campeonato Brasileiro em 2009. Neste ano, sofreu uma série de lesões que acabaram comprometendo sua temporada no Carcará. Chegou ao Alviverde da Estrada do Arraial longe de sua forma ideal. É mais um que se alcançar seus costumeiros índices físicos e técnicos, pode vir a ser titular ao lado do defensor mais completo do time, que é o David. Léo Gama é um atleta muito obediente taticamente, que consegue atuar bem em qualquer setor defensivo, mesmo do seu lado fraco.

2 comentários:

  1. Parabens ao Washington pelo excelente trabalho de comunicação.

    Edmir C. França

    ResponderExcluir
  2. Washington materia maravilhosa como sempre , e sem falar que esse blog cada dia confirma mais ainda o meu ponto de vista O MELHOR BLOG ESPORTIVO DE PERNAMBUCO. Essa zaga e' pra se FFFFFFF firme garotos e lembrem que toda partida e' uma final de campeonato. EU ACREDITO ! E VOCE ?

    ResponderExcluir