sábado, 11 de janeiro de 2014

Folga? É rodada pra secar…


Neste final de semana, teremos três jogos valendo pela 11ª rodada do primeiro turno no Campeonato Pernambucano, enquanto que o nosso América folgará, retornando no meio de semana, quando enfrentará o Pesqueira jogando em casa, às 20 horas do dia 15 de janeiro. Até lá a décima segunda rodada, o América terá tempo o suficiente para melhorar ainda mais o entrosamento e a organização tática do time que de fato, após a chegada de Laélson Lima o time parece ter ganhado corpo, confiança para alcançarmos o objetivo de garantir uma das vagas ao hexagonal do título, que rodada a rodada, nos dá a percepção que apenas uma vaga está em aberto.

A partir do gráfico abaixo, elaborado pelo Blog do Mequinha, podemos perceber o afunilamento, polarizando a briga pelo título do primeiro turno entre Central e Salgueiro, únicas equipes que já romperam a barreira dos 20 pontos ganhos. Abaixo da Patativa do Agreste e do Carcará do Sertão, um ninhado de equipes, no qual apenas Chã Grande e Ypiranga não figuraram entre as três melhores classificadas. No gráfico abaixo, podemos visualizar o Salgueiro como única equipe a figurar na liderança de ponta-a-ponta, seguido por Central em oito rodadas no G3. O Vitória que até a 10ª rodada é o terceiro colocado, esteve na zona de classificação em seis oportunidades, seguida pelo Porto em outras 5, fechando com América, Serra Talhada e Pesqueira, dentro do G3 em apenas uma rodada.

Números até a 11ª rodada do PE2014 | Dados: FPF-PE / Washington Vaz

Por falar no América, não é novidade que embora estejamos na sétima colocação a diferença para o terceiro colocado é de apenas 3 pontos. Também não é novidade que com a folga na rodada deste final de semana esta diferença tende a aumentar. Então, mesmo sem ver o time da Estrada do Arraial em campo, vale a torcida para que esta diferença não seja ampliada de forma considerável. Para isso, a rodada perfeita o Periquito será torcer por vitórias de Salgueiro e Central sobre Vitória e Chã Grande, respectivamente e um empate entre Porto e Ypiranga. Algo possível, se verificarmos a sequencia de vitórias de Salgueiro e Central e da quantidade de empates que Porto e Ypiranga tiveram até aqui, contabilizando 4. Se formos apelar pela matemática, uma probabilidade de 1 entre 24 possibilidades!! Como matemática não entra em campo, vale ligar o secador verde!





0 comentários:

Postar um comentário