sábado, 11 de janeiro de 2014

Torcida Americana !!!

Ao longo deste sábado uma conversa no Facebook com o amigo João Neves, Americano residente em Campina Grande, o frio e a fome me fizeram pesquisar mais sobre o América e a conclusão está sendo colocada no Blog.

Prestes a completar 100 anos, o América continua surpreendendo seja por sua teimosia ou por sua capacidade de sobreviver, vejamos: o clube foi fundado por um grupo de amigos com o nome de João de Barros FC, tendo tempos depois adquirido o nome pelo qual se tornou famoso, América Futebol Clube, nos primeiros anos de sua fundação tornou-se um dos grandes clubes de Pernambuco, vitorioso, campeão e respeitado.

De acordo com o Prof. Antônio Paulo Rezende (UFPE) no período que vai de 1920 até 1935 o América possuía uma grande torcida, a segunda maior do estado com cerca de 20 mil aficionados !!! tinha títulos importantes, como o de Campeão do Centenário do Brasil, Campeão do Nordeste (torneio disputado em Alagoas), era chamado para disputar partidas amistosas na região Norte- Nordeste, fazendo campanhas maravilhosas no Pará 

Ver Memórias Esmeraldinas, de Bruno Barros:
MEMÓRIAS ESMERALDINAS: Remo 1 x 2 América, em 1920
MEMÓRIAS ESMERALDINAS: Paysandu 2x3 América, em 1920

Era tempo de um futebol romântico, onde se jogava por amor a camisa, numa estrutura menor, se "gel" no cabelo, mas, com uma touquinha !!! Foram 6 títulos Pernambucanos!!


O América tinha sede e estádio no Recife, era sempre destacado na imprensa seja rádio ou jornal, a sua sede era frequentada pela sociedade Pernambucana com grandes festas e tardes dançantes !!!

A falta de títulos, as campanhas fracas, as diferentes crises econômicas  e problemas com a Federação e com a arbitragem ( no final da década de 50 o América deixou de disputar o Pernambucano) fez com que a torcida Americana minguasse.

Em conversa recente com meu pai ;com o pai de Jefferson Maciel, com Sr. Rolmes e Sr. Otacil;  soube que o América tinha uma torcida consistente, um bom numero de torcedores que compareciam aos estádios levando bandeiras verde e branco e vibrando pelo Periquito.

Pois bem as campanhas fracas, algumas decepções nas décadas de 60 e 70 fizeram esta torcida desaparecer dos estádios, em 1980 o América tinha menos de 700 sócios !!!!


Como os amigos sabem os últimos anos do século XX fora desastrosos para o América, foi rebaixado para segunda divisão de Pernambuco ( ato administrativo da Federação Pernambucana), deixou de disputar alguns anos até renascer!!!


Neste caso devo valorizar os americanos que investiram para tirar o América do esquecimento !!! Quem pode investiu dinheiro, tempo, abusou dos amigos ou utilizou a internet !!!

 Blog do Mequinha!!

Neste período tivemos campanhas maravilhosas, com acessos e grandes jogos, não esqueço o 4 x 2 no Nautico !!! caímos, subimos !!! alguém lembra do filme Highlander? Isto é o América !!


Por que eu escrevi tudo isto? Simples !!! todo mundo fala que a imprensa, as rádios e as televisões esquecem o América, para ter idéia vou mandar um e-mail para TV Asa Branca, apesar de representar a região de Caruaru e adjacências, para agradecer por colocar alguma noticia sobre o América.


O nosso futebol, moderno, dá pouco espaço para times crescerem, na realidade termina acabando com clubes menores, já pensou: montar uma estrutura para jogar dois ou três meses !!! Muitos clubes tradicionais estão fechando suas portas !!!


Se você pode vai ao Ademir Cunha, participa das transmissões de rádio, diz que é América !! não fica esperando !! Afinal : SOMOS AMERICA !! 



0 comentários:

Postar um comentário